terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O que dizer sobre as marcas?

Qual marca de sapato é melhor?
Resolvi pesquisar na internet pra ver se eu achava modelos mais bonitos da Calvest (que eu tinha olhado em Goiânia) ou da HB (que eu olhei aqui em Itaberaí). Não observei modelos, afinal não entendo nada de sapato, mas Calvest tinha mais opções de busca, portanto constatei que era uma marca de mais pedigri. Mas no fim das contas, pela comodidade e por medo de não reencontrar o modelo observado lá em Goiânia decidi ficar com o daqui, acho que não vou me arrepender, eu não tinha achado nenhum dos dois perfeitos, mas acho que eu não acharia perfeito sapato nenhum no mundo!
Quando, influênciado pela letra do Nando Reis e pelo próprio uso do Humberto Gessinger, eu resolvi que ia querer um all star, logo em seguida comecei a enxergar que várias pessoas estavam voltando com este peculiar tipo de tênis. E não foi por não gostar ou achar feio que eu decidi não mais querer.
Uma vez fui olhar um tênis pra comprar e se há algo que eu não consigo me agradar bem é com os modelinhos de tênis que a gente encontra por aqui: uns coloridos, uns cheios de molas e telinhas outros em cores toscas e alguns enormes. Insatisfeito eu não poderia ficar sem, achei um até legalzinho, não muito bom, mas melhor que todos e resolvi levar. "Este é igual ao modelo da adidas" - Foi o que a vendedora disse ao empacotar o bicho. Nessa hora foi quando eu quase desisti de levar, uma coisa que não suporto é falta de criatividade! Mas pela necessidade e falta de opção não pude negar naquele momento.

Alguém poderia me explicar: por que sempre quando em uma mercadoria está escrito a palavrinha "original" essa mercadoria é piratona? É uma coisa que me intriga, porque obviamente quem é original não precisa escrever isso na testa, né!

Um dia um cara veio num papinho que estava se sentindo bem, pq tava trabalhando e ganhando o próprio dinheiro, trabalho humilde, mas digno que agora podia comprar suas roupas como queria e que por isso só comprava roupas no estilo 775, Cavalera e etc. Bom pra ele né. Tem gente que ocupa tanto a cabeça com nomes de marcas, modelos de carro e artistas populares da tv eu fico besta! "Sabe aquele celtinha amarelo, com areofólio, saia e roda?" - Às vezes falam isso como se os carros mais humildes não tivessem roda, coitados! "Esse carro que estava aqui era de fulano?... Era um vectra?... Sedam, chevrolet, azul metálico?... Não, não era, isso é um toyota." - Eu tenho que olhar pra bunda pra saber que carro é. Marcas de camiseta eu também não sei dizer e não me sinto melhor com uma estampa escrito "dízel" ou coisa parecida, pelo contrário com o mesmo pano vc acha coisa bem mais barata! Tem gente que vai me achar um idiota por isso, mas eles nem vão ler.
Fui comprar uma camiseta, achei bastante bonita e era bastante cara. Pena que tinha um tubarão desenhado e eu sabia que significava alguma coisa. Fiquei calado, realmente sou exigente com cores e modelos. E gostei mesmo daquela. Mas a mulher quis argumentar em favor da camiseta, e discorreu uma dissertação sobre os benefícios da marca: nada sobre ser um tecido leve bom para o clima do nosso país, ser resistente ou ter um bom corte, mas a dissertação era sobre o fato de que era uma marca muito boa, que se via bastante no programa do Faustão. Ai que vontade de chorar! De quebra levei um chaverinho com o tubarãozinho.
Eu me pergunto o porquê de tudo isso! O porquê do conceito de McDonalds, Girafas e Bob's. Facilmente intepreto pelo ponto de vista sociológico: os ricos têm que procurar uma maneira de se diferenciarem dos pobres então empregam altos valores às mesmas coisas, mudando o nome e, com isso, angariando status. E é só por isso que a moda existe! Besteira, em vários casos a relação preço/qualidade não é proporcional!
Eu poderia falar também das pessoas que se vestem de enechiszero, kely key ou mesmo de tati-quebra-barraco, mas estamos cansados de ouvir isso. O que me incomoda é que não podemos mais ter franja, usar acessórios de metal ou ropas pretas que sobre nós cai o rótulo de emo. Outra coisa também é a música, parece que tudo virou pop, todas as letras têm que falar a mesma coisa e o complemento "universitário" é acrescentado após o estilo musical para designar uma tendência das massas melosas. Ex.: Forró/Xote Universitário, Sertanejo Universitário.
Tanto materialismo, tantas besteiras. Mas que fique claro que não falei sobre qualidade, não sou um insensível! Mas o que há de superficialidades nisso não é brincadeira, concorda? Pra terminar eu digo só uma coisa: é tudo culpa do capitalismo selvagem hahauahuahuahauhauhau!

3 comentários:

  1. Eu já sabia de todas essas coisas que você escreveu, mas nunca tinha parado pra pensar em te responder nada. Sei lá, acho que cada um vive a seu modo, apesar da enorme discriminação que às vezes até os "pobres" fazem com eles mesmos. Isso é bastante relativo, e este é apenas o seu modo de ver. Repito: cada um vive a seu modo e ninguém tem nada com isso. Vou continuar usando All Star, comendo no Bob's ou Giraffas sem peso na consciência.
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oba! Quanta coisa nova eu vi por aqui!
    No dia em que postei pela última vez em meu blog, me parece que você estaria atualizando o seu também, mas agora eu vi que de uma improvisação saíram muitas coisas aparentemente boas. Digo aparentemente, porque tenho que lê-las para comprovar. Brincadeira!Na verdade acabei de ler as atualizações na ordem com que foram postadas e o segmento delas foi parar em algum lugar por aí..Bom,muito bom!
    Tá vendo como tantos pensamentos norteiam nossa cabeça e mesmo quando a gente pensa que não tem inspiração surge de imediato.
    Quando a gente pensa em não pensar, pronto! Já estão postadas!

    Marcas..e olha que há algum tempo eu não lia ou ouvia algum comentando sobre isso.
    -Pausa pra eu pensar...
    Cheguei a alguma conclusão..
    Que eu não ligo pra isso!E nunca ouvi falar nessa marca Calvest e tme tanta marca de bolsa chique que as colegas chegam falando que vem de tal lugar de um tal de Victor Hugo e outras que modelos usaram..aah..deixa as modelos pra lá..Deixa os modelos pra lá!

    O que eu sei é que as marcas tem algumas bem carinhas, só que na loja de coisas falsificadas as roupas estão com quase o mesmo preço! Convenhamos...
    Tem roupas de marca que nem vem a etiqueta com o nome delas..será que mesmo assim as pessoas que gostam de marca comprariam estas só pela qualidade?
    Aí varia!Depende do ego de cada um..
    E eu acho uma besteira pensar em marcas..isso sei lá..varia, a vaidade varia, a exibição varia..mas depois dá tudo na mesma mesmo!
    É o tal capitalismo..Que tal falar em socialismo..tem gente que nem sabe o que é..O que seria isso mesmo?

    ResponderExcluir