quarta-feira, 5 de novembro de 2008

As postagens dão meio que um segmento, eu acho.
Tinha uma coisa que eu queria falar da antropologia, mas me'squeci.
O post anterior mostra o meu lado, provavelmente não conhecido (nem mesmo pra mim), sentimental, que vem se despertando nos últimos tempos. Eu não era assim, não. Mas não se preocupem, tenho ainda uma grande dose de sadismo pra descarregar em qualquer situação que mereça. Mas seriam o sentimentalismo e o sadismo sentimentos antagônicos? Hum, seus antônimos diretos seriam o rudismo(rudismo?/dureza de caráter?) e a compaixão respectivamente, estou certo?
...
O que eu tava pensando antes do banho me fugiu e o que eu tava pensando no banho era na questão de a gente às vezes achar que sabe muito e às vezes achar que sabe nada. Você sente que sabe muito, mas aí você se depara com um PHD no assunto e murcha, só que muitas vezes você pode acabar percebendo que aquela pessoa nem sabia tanto assim e estava apenas sendo demagoga.
Demagoga no sentido que diz o Aurélio (pessoa que usa dos processos políticos para conquistar as facções populares) que eu to usando como se empregasse a palavra eloqüente. Eu puchei mesmo o assunto do saber/achar, que tem uma ligação com o post de segunda-feira, mais pra falar sobre o adjetivo "demagogo" mesmo, que o Lucas me disse uma vez que significava a pessoa que fala muito e diz pouco (disse em palavras resumidas, mas pra quem não entendeu: pessoa que fala sobre um mesmo assunto um tempão e não desenvolve bem).
E claro que isso tudo faz ligação também com o fórum ambiental que teve em Itaberaí, com a participação de alguns políticos que podem ser chamados de demagogos nos dois sentidos, pois para mim a fala deles é bem vaga e o fato de eles terem saído eleitos os enquadra no sentido de conquistadores das facções populares, líderes carismáticos. Qual é para você(s) o sentido de demagogo?
...
Esses improvisos são assim estranhos e minha relação tá sendo de continuidade. Abri um parêntese para fazer um conto, mas tudo se encaixa por aqui. A gente vê e estuda as coisas de forma separada, mas tudo se mistura na nossa cabeça. Por sinal acabei de me lembrar (interligando com o assunto saber/achar que sabe) que, antes do banho, eu pensava nas nossas teorias. Todo mundo tem as suas, mesmo uma teoria sobre o que faz à noite a professora de español para chegar na aula tão mal-humorada, né! Aqui neste espaço já foram debatidas algumas teorias, sim. Pretendo prosseguir com isso. Você tem teorias?

3 comentários:

  1. Acho que quando nos apegamos alguem ficamos mais sentimentais, daí pra frente isso muda pouco, ficamos vulneraveis e percebemos que isso influencia bastante.
    O sadismo e o sentimentalismo são antagonicos, como nós, que não somos personagens de novela, bem definidos e previsiveis.
    ...

    É dificil pra mim medir o quanto sei sobre um assunto, quando estou conversando algo e me vem a cabeça uma informação relacionada, eu falo, aí se a conversa evoluir eu vou tentando acrescentar até não dar mais conta. Considero que não é preciso saber muito pra conversar sobre, mas saber algo que interessa, se você sabe algo que pode ser interressante é bom falar, passar pra frente.
    Claro que o demagogo usa o conhecimento a nível de senso comum pra crescer em cima dos outros, tanto em uma discussão, quanto nos seus ensejos. A demagogia é um pré-requisito do politico eleitoreiro, mas é aplicada a qualquer sujeito que 'enche linguiça' pra poder se sair bem, usando conceitos ideológicos (mesmo os ordinários) pra angarear apoio e respeito de outros.

    São muitas as teorias do cotidiano, sobre ficar bebado, mulheres, sobre comportamento dos babacas, sobre um futuro bom, sobre a teoria dos outros...
    Todos temos teorias, que tentam dar sentido as coisas que acontecem, mas nada acadêmico, talvez empirico, já que muitas coisas que geram essas teorias vem de nossas experiências.
    Não sou expert nesses assuntos aqui tratados nem tenho estudos teóricos, mas acho que isso não significa demagogia.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. “Quanta demagogia barata!” É uma frase comumente usada. Daí, o que me inspirou a procurar o significado no Dicionário. Demagogia - a arte de conduzir o povo. Mas quando se fala em política é o povo quem se deixa conduzir. Disse Rousseau: “O homem nasce puro, a sociedade que o corrompe.” Esperar quatro anos pra ver qual deles demagoga melhor. Não só em política e nem só os outros. Somos todos demagogos. Somos demagogos no momento em que você disse: na questão de a gente às vezes achar que sabe muito e às vezes achar que sabe nada. E também sobre o que você havia lido: O homem sempre se acha mais inteligente do que realmente é, pois vê sua própria capacidade de perto e a dos outros de longe, logo acha também os outros menos capacitados que realmente o são.
    Não digo que concordo com você, mas são frases que se interligam com um sentido comum entre si.
    Na verdade, acredito que o fato não é o Achar, e sim, não saber realmente de si. Isso de estar a todo o momento procurando saber mais que os outros ou
    então se omitindo.

    Deveras, sabemos quando não sabemos sobre algo e nos empolgamos demagogamente quando apenas achamos que sabemos até sabê-lo realmente.
    Depende da teoria que você queira saber. Aquela acerca do senso-comum ou aquela criada a partir de nosso conhecimento racional e lógico das coisas. Isso quando a lógica caminha na mesma vertente da racionalidade.
    Antes que digamos mais sobre nossas teorias, diga-nos mais sobre as suas.
    Importante é a consciência de que não há problema algum em não saber mais do que os outros, pois como disse Paulo Freire: “Somos seres inacabados!”.
    Bom continuar escrevendo as suas improvisações teóricas que não são engraçadinhas e que podem não agradar a alguns. Mas o continuar por si é legal, até mesmo por ser necessidade.

    ResponderExcluir
  3. Li este post antes do almoço e de lá pra cá, tenho pensado em teorias. Não consegui selecionar nenhuma para escrever aqui. Mas talvez as mais intrigantes sejam aquelas que você descobre, aquelas que são completamente 'empíricas' (como disse o Neto)e que, quando você tenta explicar ou passar a alguém, vc verá que aquilo só faz sentido pra você mesmo, já que ninguém entende o que você quer expressar ou dizer. Isso faz com que você se sinta frustrado, por saber que aquilo que há algum tempo era uma grande descoberta, agora não passa de uma simples divagação momentânea, que não leva a nada.

    (E tudo isso que eu disse agora é demagogia... escrevi e escrevi e não disse nada)

    Mas teorias são um amontoado de idéias que se acham suficientes para explicar ou dar sentido a algo que até então, não fazia sentido.
    E eu tenho um monte delas, um monte tão grande que não saberia como desamontoar para colocar aqui.

    Mas uma delas acho que cabe como uma luva aqui:
    Quem escreve suas teorias, acaba por legitimá-las, fazendo com que sejam seguidas por uns, repudiadas por outros. Mas elas estão ali, registradas. Um dia servirão pra alguma coisa, não importa quando, onde, e nem pra quê.

    ResponderExcluir