segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Possibilidades

Dizer que uma coisa está errada porque sempre foi errada não tem sentido para mim. Se algo de ruim existiu durante toda a nossa percepção da realidade isso não é motivo para dizer que é eterno e que não pode ser mudado, melhorado. Isso vem de uma limitação instaurada na mente de muitos que insistem em naturalizar o mundo em que vivem ignorando o desenvolvimento tortuoso da história.

A naturalização de algo ruim como imutável é, para mim, prejudicial a uma boa compreensão da realidade em que vivemos e de sua superação. Até porque errar é humano e insistir no erro é, eu não diria burrice, mas um equívoco. A simples superação do erro em nossas consciências implica que não estamos mais insistindo nele. Já a superação do erro em si é uma coisa que apenas se efetiva na prática. A superação do erro na consciência é um passo importante para a sua superação na prática, mas é a própria realidade que nos dá suporte para uma acepção mais precisa do mundo em que vivemos e sua dimensão histórica e social.

Ninguém vai mudar o mundo sozinho ou revolucionar a si mesmo sem modificar a realidade em que vive, mas a crença equivocada num mundo terrível e imutável é uma contribuição para a manutenção desta realidade opressora. A superação deve partir da percepção das possibilidades existentes sob o véu da naturalização dos vícios desta era e o arrancar do véu nos demonstrará de maneira mais precisa a realidade histórica que em seu movimento tortuoso abre as brechas para a ruptura.

Que pensemos duas vezes antes de dizer que algo sempre foi assim e sempre vai ser. Que paremos de insistir nos erros e percebamos as verdadeiras possibilidades!

Um comentário:

  1. Ótimo post, para pensamentos improvisados sua percepção vai além ...
    Parabéns pelo blog !!!

    ResponderExcluir